Via Sacra 2017

Home/Via Sacra/Via Sacra 2017

Grupo GRITA realiza a Via Sacra 2017
O tema deste ano é “Quebra as correntes e desbrava-te!”

O Grupo GRITA vem atuando na comunidade do Anjo da Guarda há 40 anos. Com uma trajetória marcada por um espírito questionador e o prazer de fazer arte, características que se fundem em produções culturais que valorizam o teatro popular e as questões cotidianas da comunidade. É neste contexto que nasce o espetáculo Via Sacra, considerado uma das maiores produções do gênero no Brasil.

Já são 36 anos em que o espetáculo teatral dinamiza a vida comunitária gerando qualificação profissional, emprego, renda e cidadania; movimentando a economia, o turismo e a produção cultural. A apresentação da VIA SACRA é o momento em que a comunidade do Anjo da Guarda passa a ser a anfitriã, respeitada e valorizada por todos os segmentos da sociedade. É o momento em que, como anjo acolhedor, o Anjo da Guarda torna-se, simultaneamente, berço e abrigo do teatro popular.

Na edição de 2017, a Via Sacra trará como tema “Quebra as correntes e desbrava-te!”, uma análise e um estímulo para que as pessoas possam sair da alienação, quebrar as correntes da ignorância e desbravar-se, a fim de conquistar o mundo através do conhecimento, do saber supremo e poder ver melhor a sociedade e interceder ao meio no qual está inserido. As apresentações acontecerão dias 13 e 14 de abril, às 18h.

O espetáculo VIA SACRA é, a um só tempo, integração, socialização, valorização comunitária, criatividade, mobilização coletiva, versatilidade cultural, orgulho e resistência sociocultural. O processo da realização da montagem do espetáculo contribui para elevar na comunidade do Anjo da Guarda, os valores de cidadania e os sentimentos de autoestima e responsabilidade social. E na Semana Santa peregrinam pelas ruas do Anjo, num percurso de 2 quilômetros, dezenas de milhares de pessoas arrebatadas pela força do mistério e envolvidas na fruição da estética da encenação da Paixão de Cristo.