Memorial

Home/Via Sacra/Memorial

O Projeto “Memorial Via Sacra” foi concebido em função da realização do 25º ano do espetáculo homônimo, em 2006, com o objetivo de mostrar a teia do fazer cultural e identidade coletiva presente na relação do Grupo Independente de Teatro Amador e a comunidade do Anjo da Guarda, no processo de produção e encenação do espetáculo “Via Sacra”.

A partir do entendimento de que a memória é, a um só tempo, mecanismo de descoberta e construção da identidade de um indivíduo e da coletividade a ele relacionada, percebeu-se que o interesse em revitalizar e registrar as informações sobre o percurso do espetáculo, tinha a intenção transversal de trazer elementos sobre o teatro amador, teatro maranhense e a própria comunidade do Anjo da Guarda. Paralelamente, serviria de subsídios para a reflexão da história próprio GRITA.

A execução do projeto, antes previsto para acontecer no mesmo período da Via Sacra 2006, que foi aprovado na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, teve que ser adiada porque os recursos captados eram insuficientes. Com a aprovação do projeto no Programa Petrobras Cultural, edição 2005/2006, a proposta ganhou fôlego.

Depois de um intenso trabalho de pesquisa junto aos jornais maranhenses, material bibliográfico e entrevistas com pessoas que participaram dessa história, foi feita a seleção de informações que integraria a exposição: fotos, imagens em vídeo, figurinos, textos, depoimentos, pesquisas.

A exposição que acontece de forma itinerante terá início no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (1 a 10 de março de 2007), SESC Deodoro (12 a 23 de março de 2007) e Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (26 de março a 13 de abril de 2007), voltará ao lugar que lhe deu origem, o Teatro Itapicuraíba, sede do Grupo GRITA, onde todo o acervo ficará disponível para pesquisa, agora de forma mais sistematizada.

É com o patrocínio da Petrobras e da Companhia Vale do Rio Doce, com o apoio cultural da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho,do SESC, do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de São Luís que o GRITA tem o prazer de disponibilizar nessa via web um pouco dessa história.