Teatro Itapicuraíba

Home/Grita/Teatro Itapicuraíba

O Teatro Itapicuraíba

TEATRO ITAPICURAÍBA
(Um teatro popular)

Flor, oh minha flor
Vamos semear amor
Porque a vida é tão bela para nós
Vamos cantar, sambar, suar, se divertir
Esquecer a tristeza
E vem comigo anunciar
O nosso bairro tem cultura pra mostrar
Itapicuraíba é um teatro popular
E hoje!
Hoje o Anjo da Guarda é um monumento
É um bairro querido
Nesta ilha do amor ô…ô…ô (bis)
Vem ver, quero te mostrar
Itapicuraíba é um teatro popular.

MIGUELZINHO . Coisa nossa, enredo de carnaval/1985

Teatro_Itapicuraiba_1982.A

 Na década de 70, a Igreja Nossa Senhora da Penha tem ao seu redor uma área de terra ociosa, reservada, a princípio, para futuras instalações do Hospital Comunitário Nossa Senhora da Penha e do Clube de Mães.

Na ocasião, devido à necessidade e à urgência do Grupo em ter um espaço para desenvolver suas atividades, o Grupo GRITA recebe do Centro Comunitário Católico, a doação de uma área para a instalação da sua sede. A prática do Centro Comunitário em construir residências de pessoas carentes, em regime de mutirão, doando quase todo o material e participando com a mão-de-obra gratuita, serve como exemplo de trabalho ao Grupo GRITA.

Com postura decisiva, o Grupo, em 02 de agosto de 1979, consegue inaugurar o primeiro teatro de arena de periferia de São Luís, o Teatro Itapicuraíba literalmente construído palha sobre palha. Paredes de taipa, coberto de palha de buriti e arquibancadas de tábuas. Itapicuraíba é o nome antigo do bairro Anjo da Guarda e significa na língua “tupi-guarani“ pedra miúda de pequeno igarapé.

Teatro_Itapicuraiba_1990.A

Em 1981 o Grupo GRITA criou o Clube de Arte Infantil, onde eram oferecidas atividades artísticas que valorizavam a cultura, valores e costumes maranhenses e, principalmente, foi espaço onde as crianças expressavam espontaneamente suas idéias e sentimentos. Em 82, o Grupo firmou convênio com a Secretaria de Estado da Educação, através do Programa de Ação Sócio-Educativa Cultural para o Meio Urbano (PRODASEC). No ano seguinte, com recursos do convênio foi possível a construção, em alvenaria, do Teatro Itapicuraíba, conservando a estrutura anterior. Hoje, com arquibancada de concreto e com capacidade para atender 250 pessoas. Seu espaço físico constitui: bilheteria; hall; 02 banheiros para o público; cabine de som e luz; palco de assoalho; 02 camarins com banheiros equipados com espelhos. Nas outras dependências do Grupo GRITA vamos encontrar, almoxarifado, secretaria; cantina; oficina de arte e refeitório.

Teatro_Itapicuraiba_2000.A

O Grupo GRITA, por meio do Teatro Itapicuraíba, amplia sua capacidade de desenvolver atividades artistico-culturais, a fim de sensibilizar a comunidade através da arte com o intuito de promover um sentimento mais humano, face ao índice de marginalidade que proliferava na área Itaqui-Bacanga, assim como descaracterizar a imagem do teatro visto no sentido pejorativo. Apreços populares todos têm oportunidade de assistir às programações dessa casa de espetáculo.